SENTIDO PAISAGEM
pintura, arte contemporânea,exposição em são paulo
Gina Dinucci
Vive em Guarulhos e trabalha em São Paulo
artecontemporânea, exposição em são paulo
"Espaços de nossas solidões"
Série de desenhos produzidos em guache, pastel, bastão oleoso e lápis marcador de cera s/ papel e tela.
O arco se manifesta a partir de dois pontos que se ligam em curva e constroem uma passagem, um caminho, um vão. Ele sustenta o peso da estrutura, emoldura a paisagem, e uma espécie de garganta para o desconhecido. Na história da arquitetura esse elemento estrutural se reveste frequentemente de importantes significados simbólicos, em especial em edifícios religiosos.
A geometria do arco ogival, está associada ao vesica piscis (ou ichtus), figura geométrica que no cristianismo simboliza a mediação de opostos, enquanto na tradição erudita islâmica, o arco seria a conciliação entre ceu e terra, ser humano e deus.Os arcos são portais, que atravessam mundos e existências, anunciando um outro lado possível - luz – sombra - vazio – paisagem.
Os desenhos da série Espaços de nossas solidões partem da observação de arcos presentes em estruturas arquitetônicas de diferentes culturas e momentos históricos. Em cinzas, pretos e brancos, texturas, brilhos e opacidades, os arcos não são representados na sua totalidade, mas em recortes quase fotográficos, como um jogo de encaixes que apontam para um espaço íntimo.